O profissional de Marketing é, fundamentalmente, um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas. Ele detecta e aproveita as oportunidades de mercado, atrai o consumidor e atende às necessidades do cliente. Ele traça e executa estratégias para conquistar do público lealdade a uma marca, construir e manter a boa imagem do produto. Trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico, sempre estimando o impacto do custo das ações de promoção e propaganda sobre o preço final do produto. Pode atuar em departamentos de marketing de grandes empresas, como consultor de pequenos e médios negócios, ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos. É possível ingressar na carreira com uma graduação em Administração e, também, como tecnólogo.
As pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam investir na marca e a na divulgação de seus produtos. Mesmo sem uma área especializada em marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer o negócio.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjatjsOuC4P4g0p8SFK3WPb7Zb0kpUo3IWtj01DZq9ZDcrGyjWqLWu_kmy6B4mGmogVKFYeXzIk41jMSt6DzmRfSlLNMNebS6Nc8_PziM3VPCO5t3fpjhXQNBI43hT_Aj1YBhJ-uBK2s-Vm/s1600/Emprega-Vitoria-vagas-marketing-publicidade-criatividade1-640x300.jpg)
Invista nas redes sociais
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.
Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.
Se sua empresa ainda não tem uma página na internet ou perfis nas principais redes sociais é hora de tomar uma atitude. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra.
Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante para uma pequena consolidar a marca em seu mercado potencial. Para isso, funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada – abrangendo de cartão de visitas a folhetos promocionais – é fundamental.
Ofereça um bom atendimento
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.
A impressão que um cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Seja durante ou depois da venda, é imprescindível ter um bom atendimento. Isso inclui responder às solicitações e reclamações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa. Oriente toda a equipe e tenha respostas rápidas para atender às dúvidas. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias, por exemplo.
Calcule o retorno do marketing
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Algumas métricas de marketing exigem pesquisas e relatórios elaborados. Outras, porém, podem ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.
Faça um plano de marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players no mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável para cada ação.
Informe-se e estude
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.
Para os empreendedores que não têm uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing fique com Planos de marketing, de McDonald.
Depois de algum tempo conversando com amigos graduandos, formados e empresários, eu vi que a maioria tem uma visão completamente errada com marketing. Muitos deles têm uma visão de marketing como propaganda, ou do setor que cria as artes para as empresas.
É muito comum nos estudantes de administração ver que a ideia de marketing está relacionada a publicidade, campanhas que enchem os olhos e nos tiram da realidade. E na visão do empresário, a pessoa do marketing é a aquela que faz arte para a empresa, que fica mexendo no Corel e pedindo quantias exorbitantes para colocar um outdoor ou fazer comercial na TV.
O mais impressionante é que em geral os dois estão certos e errados, digo, mais errados do que certos. O profissional de marketing muitas vezes não conhece o cliente, não conhece seu comportamento e vive de achismo, e facilmente se entrega a um profissional de propaganda que vai ao seu espaço vender os produtos. O profissional de marketing não sabe transformar suas ideias em dinheiro, e acaba ficando com a parte de criação de artes para a empresa.
O marketeiro tem que transformar o seu conhecimento em dinheiro, tem que fazer a empresa lucrar mais e mais. Ele deveria ser o principal funcionário da empresa. Todos os dias esse profissional tem que se perguntar: o que vou fazer para atrair mais clientes, para fidelizá-lo e fazê-lo gastar mais?
Assim chegamos à descrição das funções do profissional de marketing: Atrair, Fidelizar e Aumentar o Ticket Médio. Mas para que isso tudo aconteça, temos que lembrar que é preciso investir tempo e dinheiro, pois os clientes não caem do céu. E cada ação desenvolvida deverá responder às perguntaa: para que eu estou fazendo isso, quanto vai me custar e qual será o meu retorno? E nunca esqueça de contabilizar financeiramente o tempo gasto.
Ah, não se esqueça que tudo tem um porquê. O profissional de marketing não faz as coisas de qualquer jeito, sempre embase a sua proposta.